Participatieverklaring: a aula obrigatória sobre a sociedade holandesa

Depois de se mudar para a Holanda com visto de partner, uma das primeiras etapas a se cumprir é a Participatieverklaring, ou Declaração de Participação na Sociedade Holandesa.

Essa etapa do processo é relativamente recente, e se tornou obrigatória no final de 2017. Ela nada mais é do que algumas horas de aula e discussão sobre os a vida na sociedade holandesa, incluindo estrutura política, um pouco da história e da constituição, da monarquia e sobre os direitos e deveres do cidadão.

A gemeente (prefeitura) vai te mandar uma carta pelo correio pra te lembrar sobre essa etapa do processo, e indicando também a data máxima que você tem que completar para estar dentro da lei, mas de modo geral isso tem que ser feito em até 1 ano do dia que você se registrou na gemeente. Se você não fizer a tempo, terá que pagar uma multa de 340 euros e ainda poderá ter problemas em continuar o processo para a residência permanente.

As únicas exceções para não ter que fazer a declaração de participação são:

  • Crianças de menos de 18 anos
  • Adultos que tem direito a receber aposentadoria (AOW), que hoje em dia são pessoas de mais de 67 anos de idade

Ou seja, se você tem entre 18 e 67 anos você tem que fazer essa parte do processo, não tem jeito! Mas calma, já adianto que não é nenhum bicho de sete cabeças, não é uma prova nem nada. Vou explicar a seguir 🙂

Minha declaração oficial de participação na sociedade holandesa!

Como se registrar para o Participatieverklaring

Quando chegar a carta da gemeente, você receberá junto as instruções de como se registrar para participar da declaração. Ela é feita por uma organização separada do governo, e aqui em Amsterdam eu fiz na Implacement.

Seguindo as instruções da carta, mandei um email pra eles com meus dados e solicitei meu registro na próxima turma. E, claro, paguei a taxa, que atualmente está em 150 euros. Lá se vão mais euros para o governo holandês!

Em tempos normais, ela consiste em participar de 2 dias de aulas de 3 horas cada, totalizando 6 horas para o processo todo.

Por conta da pandemia de COVID-19, eu tive a opção de fazer o Participatieverklaring online, o que pra mim foi um presente do céu 🙂

Como é o Participatieverklaring

No meu caso, que pude fazer online, recebi um email do instrutor com um resumo do material em PDF e links para 4 vídeos, que totalizavam quase 1 hora.

Em cada um dos vídeos foi abordado em mais detalhes os temas do PDF:

  • Direitos e Deveres na Sociedade
  • Constituição e valores fundamentais
  • Rei e Monarquia
  • Estrutura política do governo holandês
Os tópicos cobertos no PDF (inteiro em holandês)

No email veio também um opdracht (exercício), que era um formulário com algumas perguntas objetivas e outras abstratas sobre o conteúdo. Não posso compartilhar aqui muito sobre o conteúdo, mas eram algumas perguntas mais diretas sobre como funciona o parlamento holandês, quais são as obrigações e direitos do cidadão, e como alguns dos pilares da sociedade holandesa são parecidos ou diferentes com o nosso país de origem.

Alguns dias depois tivemos uma sessão via Zoom de quase 2 horas, na qual o instrutor discutiu o conteúdo mais a fundo, e fazia perguntas pra gente interagir. Tinha mais 4 ou 5 pessoas no meu grupo, e ele recapitulou todas as perguntas do exercício em uma discussão conjunta, e cada um ia comentando e falando o que achava. A discussão e o exercício foram todos em inglês, e os vídeos em holandês com legenda em inglês.

Muitas das respostas não tinham certo ou errado, era mais pra botar a gente pra refletir sobre valores da societade holandesa como liberdade de expressão, deveres e contribuição pra sociedade, e comparar com a nossa cultura de origem. Mais uma vez, acho que o maior foco aqui é mostrar pra pessoas de países com culturas muito diferentes que na Holanda todo mundo tem direitos, como poder votar, aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, liberdade religiosa e por aí vai.

Depois de terminada a discussão, todos nós fomos aprovados e tivemos que ir até o escritório da Implacement em Osdorp e assinar um papel, que é a Declaração de que aceitamos os valores da sociedade holandesa e vamos cumprir com eles e fazer nossa parte.

Depois disso, a própria empresa já envia para a Gemeente o documento e essa etapa é liberada no seu perfil Mijn Inburgering.

Meu perfil no Mijn Inburgering mostrando que completei o participation statement

Depois de completa essa etapa do processo, agora é hora de focar na segunda prova de holandês, aquela que tem que ser feita em até 3 anos da sua chegada na Holanda. Ainda estou me preparando para essa, e em breve vou compartilhar minha experiência!

Espero que esse post tenha ajudado a entender melhor como funciona o Participatieverklaring!

7 comentários em “Participatieverklaring: a aula obrigatória sobre a sociedade holandesa

Adicione o seu

  1. Olá Henrique! Estou passando pra agradecer mais uma vez por esse blog/manual de sobrevivência para os recém-chegados 🙏.
    Alguma chance de nos contar como é o processo do “rijbewijs”?
    Bedankt !!!

    Curtir

    1. Oi Jaqueline,
      Obrigado pela mensagem e fico feliz em saber que o blog está ajudando nas dicas 🙂
      Ainda não fiz o processo de rijbewijs, estava nos meus planos ano passado, mas daí veio a pandemia e já viu né? Acabei postergando, espero fazer esse ano ainda. Assim que fizer eu compartilho aqui sim!
      Acabei de escrever um post novo sobre a segunda leva de provas do inburgering, caso esteja interessada:

      Inburgeringsexamen: a segunda prova de holandês A2


      Abs
      Henrique

      Curtir

  2. O material do Blog é sensacional. Também estou passando para agradecer e ver suas dicas de escolas ou professoras para focar na prova A. Muito obrigado Abços Fernando.

    Curtir

  3. Esta sendo bem menos complicado entender todo este processo de legalização aqui na Holanda, por causa do seu Blog!

    Agradeço pelas informações muito bem explicadas aqui escrita. Passei no examen MVV com ótimas notas por causa das suas informações e motivação para com o próximo. Obrigada pela dedicação!!

    Curtir

    1. Oi Jacimara,
      Obrigado pela mensagem e pelo relato, fico feliz em saber que o blog está ajudando no seu processo!
      E parabéns pela aprovação no exame 😀 boa sorte no restante do processo e na mudança para a Holanda, e espero que os outros posts continuem ajudando!
      Abs
      Henrique

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑