Como contratar um seguro saúde na Holanda: passo a passo

O sistema de saúde na Holanda é considerado um dos melhores do mundo por conta do seu funcionamento estrutural, como já contei em mais detalhes aqui nessa outra matéria. Uma grande diferença para os outros países é que todo morador registrado no país e maior de 18 anos é obrigado a pagar por um seguro saúde individual.

Com isso, todo mundo está coberto para atendimentos médicos de rotina e emergenciais. Dependendo do plano escolhido, pode até mesmo cobrir outras esferas da área da saúde, como dentista e terapias auxiliares (fisioterapia, fonoaudiologia, etc). E o lado bom é que o governo ajuda com subsídios para quem não atinge certas faixas de renda e não consegue pagar seu próprio seguro, como o caso de estudantes, desempregados e refugiados.

Quando você chega para morar na Holanda (seja com o MVV ou até mesmo com passaporte europeu) você tem até 4 meses depois do registro na prefeitura para providenciar seu próprio seguro saúde. O governo não vai te ajudar com isso, nem te indicar um passo a passo de como fazer o seu, é de responsabilidade inteiramente sua. E não dá pra dar um jeitinho aqui, se em 4 meses você não tiver um seguro válido, eles vão saber isso e você terá que pagar multas altíssimas (além, é claro, de estar totalmente descoberto caso aconteça algum acidente ou emergência médica), então não dá pra brincar com isso não!

Pra facilitar, eu vou explicar aqui como foi o meu passo a passo e como encontrei o seguro saúde com melhor custo benefício para o meu caso.

Importante: vale lembrar que o seguro saúde obrigatório para morar na Holanda não é o mesmo que seguro viagem, que a gente contrata para viagens a turismo, ok? Se estiver indo viajar a turismo, o que é obrigatório é fazer um seguro viagem, como explico melhor aqui. Para cotar um seguro viagem com desconto, clique aqui.

O que o seguro saúde cobre

Como falei, todo mundo é obrigado a contribuir mensalmente com alguma seguradora, num valor que varia entre 100 e 150 euros, dependendo do tipo de seguro escolhido. Isso te dá direito aos seguintes atendimentos sem pagar nada a mais:

  • Atendimento ilimitado com Huisarts (o médico da família, que vou explicar a seguir)
  • Atendimentos para gestantes

Se você precisar de uma consulta com um especialista (otorrino, cardiologista, neuro, etc) ou se precisar de exames de sangue, de imagem (raio X, etc), ou qualquer outro gasto que não os 2 de cima, você vai precisar pagar a mais, é o que eles chamam de Eigen Risico. Contei melhor sobre isso e sobre o sistema de saúde holandês aqui.

Essa parte é um tanto quanto polêmica, especialmente para os brasileiros, mas esse é o sistema daqui há uns muitos anos e funciona bem. Eu prefiro encarar que o meu gasto total com saúde é a mensalidade + o eigen risico, deixo esse dinheiro separado pra evitar surpresas. Vou dar um exemplo com os meus gastos:

  • Mensalidade: 110 euros x 12 meses  =1320 euros / ano
  • Eigen risco: 385 euros
  • Custo Total no ano: 1705 euros

Importante: depois de algumas semanas ou meses do uso do seguro para procedimentos ou compra de medicamentos, eles vão debitar da sua conta bancária todo o gasto que você teve, no valor máximo de 385 por ano. Dependendo do valor eles podem facilitar o pagamento com parcelamento, então dá pra amenizar bem esse “rombo surpresa” no orçamento. Vale checar com a seguradora sobre isso.

E pensando pelo lado bom: se precisar de uma cirurgia ou algum tratamento/procedimento mais caro, você só terá que pagar os 385, todo o restante estará coberto pela seguradora.

Como contratar um seguro saúde na Holanda

Eu fiz o meu por um site que pesquisa e compara as seguradoras existentes, o Independer. Foi nele que achei o melhor negócio sem ter que entrar em contato uma a uma, e muitos dos meus amigos holandeses também usam.

O site é esse aqui, e ele é todinho em holandês. O lado bom é que dá pra usar a função tradutor do navegador Google Chrome, e traduzir qualquer site pra português. Facilita MUITO, né?

Lá na parte superior direita do navegador tem a opção de traduzir.

Eles oferecem o serviço pra seguros diversos, como carro, casa etc. Vou focar aqui no seguro saúde, que é o que importa pra gente nesse momento e o que é obrigatório.

Ali na lateral direita, é só preencher os dados pessoais e clicar no quadrado amarelo “comparar apólices de seguro de saúde”

Eu falei lá em cima sobre o Eigen Risico, que é o valor anual máximo que você tem que pagar caso utilize outros procedimentos. A verdade é que se você quiser arriscar e subir esse valor  você pode. Atenção: ao invés de pagar um limite de 385 por ano, se usar bastante o seguro você pagaria ainda mais, até 885 euros por exemplo. Nesse caso, ao assumir maior risco, você paga um valor reduzido de mensalidade, cerca de 80-90 euros por mês. Como tudo que envolve cobertura de seguro, é uma decisão pessoal e um risco a se correr. Eu pessoalmente tenho a apólice de 385 e todo mundo que eu conheço por aqui também.

Em seguida, é hora de escolher adicionais. Fisioterapia, cobertura dentária, assistência médica no exterior. Eu optei apenas pelo adicional de assistência médica no exterior, porque viajo bastante a trabalho para os Estados Unidos. Vale lembrar que todos os adicionais que colocar vão encarecer o valor mensal, mas o valor do Eigen Risico se mantém.

Em seguida, verá uma lista com as diferentes seguradoras e preços. Eu realmente não sei porque uma seguradora mais cara seria interessante, porque a rede de atendimento médico é a mesma, bem como as coberturas escolhidas. Se alguém souber algo que justifique escolher uma mais cara comente aqui embaixo, mas eu (e as pessoas que eu já conversei sobre o assunto) pegam sempre o mais barato mesmo.

Veja as características da cobertura escolhida, e clique no botão amarelo para avançar.

Revise o pedido e clique no botão amarelo se estiver tudo certo.

Em seguida, preencha as duas telas com informações pessoais, seu BSN (número de cidadão, tipo CPF) e seu IBAN (informações da sua conta bancária, de onde será debitado automaticamente o valor das mensalidades e do que gastar a mais do eigen risico).

Pronto, sua solicitação foi enviada para a corretora e eles vão te retornar caso precise de mais informações. No meu caso, demorou algumas semanas até eu receber uma carta solicitando uma cópia da minha Permissão de Residência e do meu BSN. Fiz isso e enviei de volta pelo correio pra eles e em alguns dias recebi a confirmação que minha apólice estava vigente.

Um ponto importante da minha experiência e que me pegou de surpresa: brasileiro que sou, achei que esse limite de 4 meses desde o registro na prefeitura até contratar um seguro era um período de tolerância, e que se eu deixasse pra fazer no quarto mês teria “economizado” os 3 primeiros meses e não teria que pagar. Mas não é assim!

Eu fiz meu registro no terceiro mês, e o que aconteceu? Eles cobraram retroativo desde a minha data de registo na prefeitura, ou seja, tive que pagar 3 meses de seguro saúde de uma só vez. Minha primeira reação foi ficar bravo, claro, mas quer saber? É o que faz sentido, e eu que estava tentando dar uma de espertinho pra cima deles.

Bem vindo à Holanda! Todo dia é um 7×1 diferente, e não adianta tentar escapar ou dar jeitinho aqui não, a gente tem muitos direitos e benefícios por morar aqui, mas também temos muitos deveres a cumprir.

Outro ponto importante sobre seguro saúde é que você assina o contrato pelo ano todo, e no final do ano (geralmente em Dezembro) as seguradoras calculam o reajuste anual e anunciam os seus valores de mensalidade para o ano seguinte. Esse é o único momento do ano em que é possível trocar de seguradora, então vale fazer a pesquisa novamente todo final de ano pra ver qual é o melhor negócio, pois pode variar de ano pra ano 🙂

Espero que te ajude na escolha do plano de saúde 🙂

  • Veja suas passagens aéreas e hotéis baratos e com pagamento em reais, clique aqui.
  • Faça uma cotação de Seguro Viagem com até 30% de desconto clicando aqui

6 comentários em “Como contratar um seguro saúde na Holanda: passo a passo

Adicione o seu

  1. Meldels vc nem é gente é um ANJO!!!! Tuas informações ajudam demais. Muito obrigada por esse conteúdo de qualidade!

    Curtir

    1. Oi Nathalia,
      Obrigado pela mensagem, fico feliz em saber que as dicas estão ajudando 🙂
      No meu processo eu fiquei feio louco atrás de informações atualizadas e precisas sobre esses assuntos, então depois de muuuito me estressar e pesquisar, resolvi compartilhar aqui pra ajudar os outros também!

      Abs
      Henrique

      Curtir

  2. Obrigada pelas valiosas informações. Me resta uma dúvida. Preciso ir ao médico regularmente, pois faço um tratamento e preciso de receita todos os meses. Como poderei fazer ao chegar na holanda, antes de obter um bsn e poder contratar um seguro de saúde holandês? Tenho que fazer um outro seguro ou seria atendida normalmente, mesmo sem ter me registrado ainda.

    Curtir

    1. Oi Melissa, tudo bem?
      Vai levar pelo menos um tempinho até você ter o seguro saúde de moradora da Holanda, minha recomendação é que você se prepare antes de vir com um estoque pra pelo menos 1-2 meses de medicamento para o tratamento até ter acesso ao sistema de saúde daqui.
      Outra opção pode ser vir com seguro viagem de turista, mas geralmente eles não cobrem tratamentos de doenças pré-existentes e sim apenas para emergências.
      Abs

      Curtir

  3. NOSSA MUITO OBRIGADA PELO ARTIGO! MUITO BOM!!! Só uma duvida, eu cheguei agora e vou tirar o visto de partner com europeu nao holandes preciso pedir meu seguro saude antes de dar entrada ou posso pedir depois de dar entrada, vc sabe me reponder

    Curtir

    1. Oi Larissa,
      Desculpe a demora, só vi agora!
      Acho que você já deve ter resolvido isso, mas acredito que você iria conseguir pedir o seguro saúde depois de ter o visto e, consequentemente, ter se registrado e tirado BSN.
      Abs
      Henrique

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑