Isso não é novidade pra quase ninguém: quem viaja para a Europa com passaporte brasileiro e vai ficar menos de 90 dias não precisa de visto (pelo menos por enquanto, até a introdução do ETIAS em 2023). Basta ter:
- passagem de ida e volta
- comprovação de meios financeiros
- seguro viagem com cobertura de pelo menos 30.000 euros
Quem tem passaporte brasileiro e vai ficar mais de 3 meses na Holanda precisa obrigatoriamente do visto de longa estadia, o MVV. Alguns exemplos desses casos:
- Estudo (intercâmbio ou estudo de idioma)
- Trabalho/ Au Pair
- Casamento/relacionamento
O MVV nada mais é do que um adesivo no seu passaporte que será emitido pelo consulado holandês e te autoriza a viajar para a Holanda apenas com passagem de ida e sem ter que sair em até 90 dias.
Muita gente acha que o MVV já é a permissão de residência, e com ele poderá chegar na Holanda, sair de bicicleta por aí vendo tulipas e comendo stroopwafels sem mais nenhuma preocupação, mas não é bem assim. Depois de chegar, ainda tem mais um processo burocrático para realmente legalizar sua estadia permanente, e eu contei o passo a passo detalhado aqui.
Voltando ao MVV: ele é uma autorização que o departamento de Imigração Holandês (IND) vai te dar, depois de analisar caso a caso e checar se atende os requisitos. Esses requisitos vão depender de qual é a sua finalidade na Holanda.

Estudo (intercâmbio ou estudo de idioma)
Se você foi aceito para estudar na Holanda, a escola/universidade irá te pedir seus documentos e vai começar pra você o processo no IND. Basta seguir as instruções que eles vão te dar.
Quando seu visto tiver sido aprovado, é só agendar horário no consulado de São Paulo (clicando aqui) para entregar seu passaporte para eles colarem o adesivo com sua permissão de viagem.
Trabalho / Au Pair
Nos casos de ir para a Holanda para trabalhar em uma empresa ou para trabalhar como Au Pair com uma família holandesa, o processo também é mais simples, pois é a empresa ou agência recrutadora que vai começar o processo do visto no IND. Você só entrega seus documentos e espera as instruções de quando agendar a ida ao consulado de São Paulo (clicando aqui) entregar seu passaporte para receber o visto.
Familiar: Casamento / Relacionamento
Esse foi o meu caso, então vou poder contar com mais detalhes sobre esse processo – que não foi nada simples.
Se você conheceu um(a) holandês(a) e decidiu que o futuro de vocês é juntos na Holanda, bem vindo ao grupo! Deixar nosso país por amor não é uma decisão fácil, mas em muitos casos é o melhor caminho a seguir, então se prepare para uma série de burocracias, estudo e muita PACIÊNCIA!
1) Exame de Integração Civil
Duração: até 8 semanas
Preço: 150 euros
O primeiro passo para tirar o MVV Familiar e poder ir morar na Holanda é passar na prova de Integração Civil, o famoso Basisexamen inburgering. Contei mais em detalhes sobre a prova aqui.
O cidadão holandês tem que fazer o cadastro no site do IND (em inglês), pagar a taxa e marcar a data.
O valor atual do exame está mais barato do que era antigamente: 150 euros, e aqui tem um detalhe importante: o exame só pode ser feito no seu país de origem. Se você já estiver na Holanda, vai ter voltar pro Brasil pra fazer a prova, não tem outro jeito. Ah e tem mais, e a prova só é aplicada no Consulado de São Paulo.
Eles tem vagas limitadas para agendamento, e quando a gente foi fazer o meu só tinha data pra dali a 1 mês depois. Já ouvi gente falar que só conseguiu data pra 3 ou 4 meses depois, então é bom ter em mente esse prazo.
O resultado da prova pode demorar até 8 semanas pra sair, mas o meu saiu em 6 semanas.
Para saber mais sobre o Exame de Integração Civil, clique aqui para ver o post completo.
Com a aprovação, o(a) cidadã(o) holandês(a) poderá fazer o segundo passo: apresentar o pedido de residência para o Departamento de Imigração Holandês (IND).

2) Pedido do visto no IND
Duração: até 90 dias
Preço: 171 euros
Com a carta de aprovação no Exame de Integração Civil em mãos, é hora do(a) holandês(a) iniciar o processo no Departamento de Imigração Holandês, o IND.
Primeiro, é preciso pagar a taxa de 171 euros, e em seguida coletar diversos documentos:
- Formulário preenchido
- Cópia de todas as páginas do passaporte que tenham carimbos (tanto do brasileiro quanto do holandês)
- Comprovante de renda do holandês: contrato, holerite (renda mínima de cerca de 1700 euros por mês)
- Carta com a aprovação na prova de Integração Civil
- Se casados no Brasil: Certidão de Casamento apostilada e traduzida
- Se solteiro: Escritura Pública Declaratória de Estado de Celibato apostilada e traduzida
- Comprovantes de que o relacionamento é real: passagens aéreas, fotos, cartas, etc.
Dica: muitos cartórios nem sequer conhecem esse documento para os solteiros. Nada mais é do que uma declaração oficial que você não é casado(a), e precisa ter 2 testemunhas que não sejam da mesma família para poder emitir. Eu fiz no 13o Tabelião de Notas de São Paulo, por sorte o escrevente conhecia o documento e não precisei explicar muito. Segui o modelo que o consulado me deu.
Para aplicar para o MVV, existem 3 formas atualmente:
- Online: digitalizando os documentos e fazendo tudo pela internet nesse link
- Pelo correio: imprimindo e enviando tudo para o escritório do IND
- Pessoalmente: levando todos os documentos no escritório do IND
Já ouvi falar que fazendo pessoalmente o resultado pode sair mais rápido, mas não sei se é verdade ou mito. A gente fez tudo online mesmo pela praticidade, e no fim não demorou tanto.
O prazo máximo que eles dão para dar a resposta é 90 dias, sendo que o meu levou menos de 60 dias. Isso já contanto o recesso de fim de ano, então acho que poderia até ter sido mais rápido em outra época. Aplicamos no final de dezembro, e na metade de fevereiro recebemos a aprovação.
3) Coletar o MVV no consulado
Duração: até 10 dias úteis
Preço: só custos de correio para alguns casos
Depois de receber a carta do IND com a aprovação no processo, é hora de ir para o consulado de São Paulo com documentos em mãos e entregar o passaporte para eles colocarem o adesivo do MVV.
Os documentos pedidos não são poucos:
- Formulário MVV preenchido
- Cópia simples do passaporte do brasileiro
- Cópia simples do passaporte do holandês
- Passaporte original do brasileiro
- 2 fotos no tamanho holandês (3,5 x 4,5 cm)
- Carta de aprovação do IND
- Carta com a nota da prova de Integração Civil
- Se casados: Certidão de Casamento apostilada e traduzida
- Se solteiros: Escritura Pública Declaratória de Estado de Celibato apostilada e traduzida
Para ir até o consulado entregar os documentos e deixar o passaporte, é preciso agendar um horário. As vagas também são limitadas, e nem sempre tem vaga disponível para os dias seguintes. Eu já agendei o meu com bastante antecedência, logo quando entregamos os documentos no IND em dezembro, considerando o prazo máximo de 90 dias.
Apliquei no IND em dezembro, e já deixei agendando para buscar o MVV no final de março, mesmo ainda sem ter a aprovação. No fim das contas podia mesmo ter agendando pra fevereiro se soubesse que sairia mais rápido, mas preferi não arriscar e considerar o prazo máximo mesmo.
Ah, e nessa etapa não temos que pagar nada, e o passaporte pode ser retirado no consulado em até 10 dias úteis (o meu demorou 9).
Clique aqui para acessar a página de agendamento do Consulado Holandês de São Paulo, e aqui para o formulário de coleta do MVV.
4) Buscar o passaporte no consulado e viajar para a Holanda
Para mim não foi oferecida a opção de receber o passaporte pelo correio, talvez por eu ser de São Paulo mesmo. Eu tive que ir lá buscar, e eles avisaram por email quando estava pronto.
Com o passaporte e o MVV em mãos, já estamos liberados para viajar para a Holanda sem data de retorno! O MVV vale por 3 meses, e você obrigatoriamente tem que sair do Brasil e chegar na Holanda dentro desse período.
Eu fiz escala na Alemanha antes de chegar na Holanda, e na imigração já entreguei meu passaporte aberto na página do MVV, pra eles não acharem que eu estava entrando como turista. Não sei se o sistema deles avisaria automaticamente que eu tinha um visto, mas achei melhor assim pra garantir né?
Ah, outra dica aqui: já vi relatos de pessoas que tiveram problemas ao embarcar pra Holanda com o MVV apenas com a passagem de ida. Alguns funcionários de companhias aéreas podem não estar cientes das regras e alegam que o visto vale só 3 meses, e podem dificultar seu check in. Caso aconteça com você, é só pedir pra chamar um supervisor que eles geralmente conhecem melhor as regras.
Geralmente na KLM não tem problema, mas é bom ter isso em mente se for viajar com outras empresas. Só pra constar, eu fui de LATAM de SP pra Frankfurt e não tive problema algum, nem precisei explicar nada.
Chegando na Holanda, começa outra novela:
- Se registrar na prefeitura (Gemeente) e tirar um BSN (CPF holandês)
- Abrir conta em banco
- Contratar um seguro saúde, e por aí vai.
Ah, antes de sair do Brasil não se esqueça de tirar uma nova via da sua Certidão de Nascimento, traduzir e apostilar. Você vai precisar disso pra se registrar na Gemeente.
Conclusão
Não é um processo barato e nem rápido, mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças. É preciso prestar muita atenção em todos os detalhes dos documentos, pois uma coisinha faltando pode atrasar o processo e gerar ainda mais custos e dor de cabeça.
Como referência, no caso do visto de relacionamento/casamento, o meu processo todo demorou mais de 5 meses, desde o dia em que fiz a prova até o dia que estava com o MVV em mãos. Não estou contando aqui o tempo de preparação para a prova, que vai variar muito em cada caso pois cada um tem seu ritmo/facilidade de estudo.
Além disso, poderia até ter sido feito em menos tempo, talvez em uns 3 meses, mas a gente enrolou de outubro a dezembro por conta do contrato de trabalho que ainda estava pendente.
Data da prova em SP: 05/09/2018
Recebimento do resultado da prova: 02/10/2018
Começo do processo no IND: 23/12/2018
Recebimento da aprovação do IND: 13/2/2019
Entrega do passaporte no consulado de SP: 29/03/2019
Recebimento do passaporte no consulado de SP: 10/04/2019
Viagem para a Holanda: 26/04/2019
Total: 5 meses e 21 dias
Espero que ajude no seu processo 🙂
- Veja suas passagens aéreas e hotéis baratos e com pagamento em reais, clique aqui.
- Faça uma cotação de Seguro Viagem com até 30% de desconto clicando aqui

Muito obrigada pelo seu blog. Está me ajudando muito. Tb vou pra Holanda para ficar com meu parceiro e vou ter que fazer toda essa novela aí.
Tenho só umas dúvidas: a declaração de estado civil é só pra etapa aqui no Brasil? Achei que era preciso já ter ela em mãos para a pessoa na Holanda começar o processo de MVV.
Vi tbm em outros sites que precisa de uma certidão de nascimento com no máximo 6 meses, mas não vi listado aqui. Ela é realmente necessária?
Muito obrigada por compartilhar sua experiência.
CurtirCurtir
Oi Camila,
Obrigado pela mensagem! Fico feliz em saber que o blog está ajudando 🙂
Fui checar novamente pra ter certeza, por isso estou te respondendo de novo:
Você precisa sim da Declaração de Estado Civil para começar o processo do MVV na Holanda. Depois vai precisar apresentar novamente no consulado de São Paulo.
Só pra prova que ainda não precisa, depois de passar o seu parceiro vai precisar apresentar tudo isso sim no “dossiê” para o IND.
Sobre a certidão de nascimento de menos de 6 meses, também precisa sim, mas não pro processo do visto. Você vai precisar levar com você quando embarcar pra Holanda, porque vai ser necessária na hora de se registrar na Gemeente (prefeitura) e tirar seu BSN (tipo o CPF deles). Conto em mais detalhes sobre esse processo e os documentos necessários aqui:
https://naholanda.com/2019/05/15/como-registrar-holanda-tirar-bsn/
Espero que ajude e boa sorte na novela! Pode ter certeza que vai valer muito a pena todo o esforço 🙂
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá Henrique tudo bem? Também estou nesse processe e fiquei com uma dúvida…..e necessário duas vias da declaração de estado civil? Uma para enviar com a documentação para o IND e outra para quando levar o passaporte no consulado para colocar o selo do MVV, correto? Como você fez?
CurtirCurtir
Olá Henrique
Quero saber se para quem tem residência de Portugal consegue fazer o pedido do MVV para morar na Holanda?
CurtirCurtir
Oi Roberta,
Quem é cidadão europeu não precisa de MVV, basta se registrar na prefeitura na Holanda quando mudar pra cá.
Se tiver passaporte brasileiro com visto de residência em Portugal, daí tem que pedir o MVV pelo mesmo processo que expliquei aqui em cima.
Abs
CurtirCurtir
Oiii Henrique! Olha eu aqui de novo, com mais uma pergunta sobre esta bendita declaração de solteiro. Eu fui no cartorio aqui da minha cidade e realizei a declaração, na hora de apostilar eles me perguntaram se era necessário fazer o reconhecimento de firma do escrevente do tabelião que assinou a declaração antes de apostilar a declaração, e eu fiquei????? sem entender nada. Basicamente eles me disseram que como o escrevente que realizou a declaração trabalha no mesmo cartório onde eu iria fazer o apostilamento, eles não poderiam fazer o reconhecimento de firma lá, e eu teria que ir em outro lugar fazer o reconhecimento (o problema é: eu já tinha traduzido o documento) e teria que fazer outra vez por causa desse bendito reconhecimento de firma. Você passou por algo parecido?
CurtirCurtir
Mais uma vez, muito obrigada mesmo pelas informações. O site de imigração holandês não é muito
claro em relações quais documentos são necessários e quando. Você foi muito mais esclarecedor. 🙂
CurtirCurtir
Amei este posto, bem explicado, o que não vi em nenhum outro.
Vou passar por esse exame e com fé em Deus dará tudo certo.
CurtirCurtir
Oi Kelma,
Obrigado pela mensagem, que bom que o post ajudou!
Boa sorte com os estudos, foco e força que vai dar certo 🙂
Abs
CurtirCurtir
Olá Henrique
Voltando aqui para falar que fiz minha prova semana passada e foi do jeitinho que vc havia falado. Agora tô esperando o resultado para dar início os outros processos. Me tira uma dúvida; demorou muito para traduzir e apostilar? Vc fez os dois no mesmo local?
Obgda
CurtirCurtir
Oi Kelma,
Que bom que não teve surpresas na prova! Acha que deu pra ir bem?
Sobre os documentos, eu primeiro fiz as cópias e apostila no cartório em São Paulo, foi rapidinho. Se não me engano, no dia seguinte ficou pronto.
Depois fiz a tradução pra Holandês em Amsterdam, com um tradutor juramentado reconhecido pelo consulado. Era bem mais barato do que fazer no Brasil, e a dica foi do próprio pessoal do consulado!
A tradução levou um tempinho mais, talvez 1 semana? Algo assim!
O tradutor que eu fiz não está mais trabalhando com isso, mas sugiro pegar referências no consulado que eles te indicam 🙂
Abraços e boa sorte!
CurtirCurtir
Me sai bem sim,fiquei em dúvida em 3 questões. Anciosa pelo resultado.
No consulado me indicaram tradutores juramentados reconhecido. Preciso traduzir aqui pq tenho uma filha e vou levá-la
As traduções, cópias e apostilar são exatamente de quê,vc pode me explicar? Eu mando as originais ou só cópias autenticadas?
CurtirCurtir
Oi Kelma,
No consulado eles geralmente dão uma lista certinha dos documentos a serem traduzidos e apostilados, se não me engano é a certidão de nascimento e a certidão de casamento (ou a de solteiro, se for o seu caso).
No caso da sua filha, talvez seja só a de nascimento, não sei se eles pedem a certidão de solteira, mas se ela for pequena imagino que não, né? Melhor confirmar direitinho com eles os documentos certos!
É importante enviar apenas as cópias pro IND, porque eles não devolvem depois. Depois da aprovação, na hora de tirar o MVV no consulado, eu apresentei os originais para eles conferirem. Lá eles só dão uma olhada rápida para conferir, e você leva embora os documentos depois.
Espero que ajude e estou torcendo aqui pelo resultado da sua prova! Depois me conte como foi 🙂
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá Kelma. Você fez o exame no consulado de São Paulo?
CurtirCurtir
Olá Camila.
Foi lá sim.
Super tranquilo graças a Deus 🙏 o segredo é estudar e as dicas do Henrique são perfeitas, se vc for fazer segue essa lista que ele indica,pois me ajudou demais e muito importante vc entender o holandês escrito.
Boa sorte!
😉
CurtirCurtir
Muito obrigada pelo retorno. Ontem mesmo enviei um e-mail para embaixada e me responderam com as datas disponíveis para setembro. Espero poder fazer ainda esse mês.
Vou seguir as dicas dele sim. Muito obrigada. 😊 E estou na torcida por você 🤞🏾
CurtirCurtir
Olá, Kelma. Você já recebeu o resultado do exame? No consulado me disseram que está demorando umas 4 semanas. Mas já estou na sexta semana. Sei que pode ser até 8, mas tinha esperanças de ser mais cedo.
CurtirCurtir
Conto sim Henrique.
Obgda 😘
Camila boa sorte, já deu tudo certo, o segredo é estudar.
Boa sorte.
CurtirCurtir
Olá Henrique, obrigada por todas as dicas, estou lendo todas as suas matérias por aqui.
Meu namorado trabalha em uma empresa que tem sede no Brasil e na Holanda e ele será transferido para a sede de lá.
Para que eu possa dar ínicio ao processo do meu visto, preciso esperar o dele estar 100% ou quando ele iniciar o processo já posso fazer o Exame de integração civíca?
Você sabe de pessoas que foram em condições parecidas com esta minha onde eu poderia buscar auxilio?
CurtirCurtir
Oi Luisa,
Que bom saber que as dicas estão ajudando!
Se o seu marido for brasileiro sendo transferido para a Holanda, a empresa iniciará o processo do MVV pra vocês dois juntos, e você não precisa fazer a prova de holandês. Só precisam provar que o relacionamento de vocês é real.
Se ele for holandês, daí sim vai precisar fazer a prova e o processo mais longuinho do visto.
Espero que ajude!
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá, tenho uma dúvida e talvez voce possa me ajudar.
Meu companheiro será transferido para a Holanda e a empresa irá requerer o meu visto junto com o dele.
O visto de partner segue as mesmas regras tanto quando o pedido é feito por um companheiro holandes, quanto quando é feito pela empresa que fará a transferencia?
No meu caso é a empresa que fará meu pedido e preciso saber se terei que fazer o exame.
CurtirCurtir
Oi Luisa,
Se seu companheiro for brasileiro você não precisa fazer a prova pro visto de partner. Só precisa fazer se ele for holandês!
As regras são um pouco diferentes nesse caso, precisa provar que o relacionamento é verdadeiro mas não precisa da prova de holandês.
Abs
CurtirCurtir
Muito bacana esse post, parabens! Eu estava exatamente procurando algo bem straight forward com a media de tempo entre fazer a prova e embarcar! Obrigada por compartilhar sua experiencia.
CurtirCurtir
Que bom que gostou das dicas, Carine!
Espero que ajude na preparação pra prova e boa sorte, viu?
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá, só queria informar, que recebi o resultado hoje. Fiz a prova no dia 23/09, então um pouco menos de 6 semanas.
Ah, fui aprovada 🥰
CurtirCurtir
Parabéns Camila, eu tbm passei e demorou 6 semanas para receber o resultado.
Mas graças a Deus deu tudo certo 🙌 agora vamos para as próximas etapas e que Deus nos abençoe.
CurtirCurtir
Para os que estão no processo do visto, gostaria de dar boas noticias. O meu foi aprovado em 12 dias. Meu namorado enviou tudo no dia 11 de novembro e no dia 23 de novembro eles mandaram e-mail com a aprovação. 🙏🏾 Acho que o pessoal tá trabalhando bastante lá. E o agendamento em SP tb está muito rápido.
Boa sorte !
CurtirCurtir
Parabéns 👏👏
Eu ainda estou aguardando a autorização da Justiça para levar minha filha.
CurtirCurtir
Oi Henrique,
obrigada por postar sua experiência, recebi o resultado da prova essa semana e achava que era só voltar no consulado pra ter o selo… que surpresa, antes disso vou esperar 60 dias pra ter a autorização…
Só tenho uma dúvida, sou divorciada, devo apresentar a certidão de nascimento com a averbação do casamento e do divórcio ou devo apresentar a certidão de casamento com a averbação do divorcio? Sabe informar?
Gratidão!
CurtirCurtir
Oi Maria,
Pois é, tem todo o processo de aprovação ainda até de fato receber o visto MVV e poder se mudar de vez pra Holanda.
Sobre o documento, o ideal é confirmar direitinho com o consulado, nesses casos específicos pode ter alguma regra que eu desconheço por não ter tido a experiência. Desculpe não poder ajudar com isso!
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Boa tarde , Eu sou brasileira casada com um cidadao portugues e vivemos na alemanha . eu tenho visto de 5 anos na alemanha atravez dele . e gostaria de saber se eu sendo casada com cidadao portugues e ele for se mudar para holanda e eu for junto vou precisar ir para o brasil fazer o visto de holandes tbm ????????
Obrigada .
CurtirCurtir
Oi Fany, obrigado pela mensagem!
O ideal é você confirmar com o departamento de imigração alemão, mas até onde eu sei o seu visto de partner da Alemanha só vale pra morar nesse país mesmo. Você teria que tirar um visto similar aqui pra Holanda, pelo IND (departamento de imigração daqui).
O visto de partner de outro país europeu (como é o seu caso) é beeem mais simples do que para partner de holandês, e não precisa de prova de idioma nem nada do tipo. Não sei te dizer os detalhes do processo porque não foi o meu caso, mas já te adianto que é bem mais tranquilo!
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Boa tarde Henrique,
Eu fiz meu MVV e quero saber se devo aguardar uma carta antes de agendar no IND, ou se já posso agendar pra fazer minha carteirinha.
Sabe informar?
Helena
CurtirCurtir
Oi Helena, tudo bem?
Eu agendei a visita ao IND logo que cheguei na Holanda, você até pode agendar com antecedência sim mas tenha em mente que precisa ir pessoalmente no IND na Holanda pra retirar.
Contei mais sobre esse processo e deixei o link pro agendamento aqui:
https://naholanda.com/2019/05/15/como-registrar-holanda-tirar-bsn/
E também dei dicas para a chegada na Holanda e como abrir conta bancária gratuita aqui:
https://naholanda.com/2020/09/07/como-abrir-conta-bancaria-na-holanda-dicas-precos/
Espero que ajude 🙂
Abs
CurtirCurtir
Bom dia Henrique,
antes de tudo quero te agradecer porque você tem o material mais completo sobre visto holandês e ele me deu um norte, mas talvez seria melhor não postar esta mensagem.
Bem, eu acho que a sua orientação sobre o período pós MVV poderia ser atualizada, e segue a minha sugestão:
Dentro de 2 semanas a partir da data de inclusão do MVV, o seu partner vai receber uma carta do IND onde vai constar que o seu “cartão de identificação holandesa” está pronto e qual o escritório do IND você poderá retirá-lo. Segue abaixo o link do agendamento e os escritórios (retirar Eindhoven), mas pode ser que o escritório que te enviou cartas anteriores seja alterado e para evitar estresse por não saber a data/escritório ideais, talvez seja melhor aguardar o recebimento da carta porque diariamente há cancelamentos no site de agendamento, basta checar.
Clique aqui para acessar a página de agendamento para retirar seu “cartão de identificação holandesa”.
Amsterdam
Den Haag
Rotterdam
Utrecht
Zwolle
Den Bosch
Abs
Helena
CurtirCurtir
Olá Henrique, tudo bem?
Eu estou indo para trabalhar na Holanda e a minha empresa (Sponsor) já fez a solicitação do processo. Mas ainda tenho algumas dúvidas. Meu contrato de trabalho é de 1 ano.
Nesse caso eu preciso também contratar um seguro de viagem para esse ano inteiro de contrato?
Outra dúvida seria sobre o que seria além da tradução juramentada, o que seria apostilada?
E última pergunta haha, Eu tenho minha certidão de nascimento original, que até enviei para mandarem no processo. Mesmo sendo a original de quando eu nasci, ainda assim preciso pedir uma nova certidão de nascimento?
Desde já agradeço a ajuda!
Abraços!
CurtirCurtir
Oi Guilherme, tudo certo e você?
Desculpe a demora na resposta, espero que ainda seja útil:
– Você não vai precisar de um seguro viagem, mas vai precisar contratar um seguro de saúde holandês, conto mais sobre isso aqui:
https://naholanda.com/2019/11/01/sistema-saude-holanda-como-funciona-bom/
– Apostilar é uma convenção internacional de reconhecimento de documentos, os cartórios emitem essa certificação em um padrão reconhecido internacionalmente para certificar a validade de um documento. Os cartórios do Brasil fazem isso 🙂
– Sobre a certidão de nascimento, infelizmente precisa tirar outra nova sim. Eu também tenho a minha original de quando nasci, mas a gemeente (prefeitura) só vai aceitar a certidão emitira em até 6 meses. Eu consegui emitir uma segunda via online pelo site do cartório em que fui registrado e recebi por correio!
Espero que ajude e boa sorte na mudança!
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Boa noite!!! Gostaria primeiramente de agradecer pelas informações claras e precisas. A disposição das informações são muito úteis. E uma dúvida é sobre a escritura pública de celibato, se meu companheiro holandês necessita fazer também. Desde já agradeço!
CurtirCurtir
Oi Nilma,
Obrigado pela mensagem, fico feliz que esteja gostando das dicas!
Sobre a escritura de celibato, é só para o brasileiro mesmo. Os holandeses não precisam desse documento porque o governo holandes já tem a informação do estado civil do cidadão.
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá Henriques a minha parceira (namorada) tem dupla nacionalidade Holandesa e Angolana e ele mora e trabalha na Holanda eu sou Angolano e vivo em Angola pretendo morar na Holanda, ela fala muito bem o português será que pelo facto de nós dois falarmos o mesmo idioma (português) eu preciso fazer o de Exame de Integração Civil?
CurtirCurtir
Oi Vasco, tudo bem?
Obrigado pela mensagem.
Todo mundo aplicando para o visto de relacionamento tem que fazer o exame mesmo, não ha exceção para quem fala o mesmo idioma, infelizmente.
As únicas exceções são para cidadãos dos seguintes países:
Australia, Canada, Japão, Monaco, Nova Zelandia, Coreia do Sul, Suiça, Reino Unido, Estados Unidos e Vaticano.,
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá Henrique,
Acho importante avisar que quem está passando pelas provas do inburgeringscursus pode reconhecer seu diploma (de outro país) de graça, caso contrário o valor é € 148,83.
Abs
Helena
CurtirCurtir
Obrigado pela contribuição, Helena!
Eu acabei não precisando fazer esse processo pois na minha área não precisei do diploma validado, mas ótima dica pra deixar aqui para os outros leitores 🙂
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Ola.. Estamos tentanto MVV para mim… meu namorado é irlandes e mora na Holanda e eu sou brasileira. Podes me dar mais intruções? Aguardo. Obrigada
CurtirCurtir
Oi Carla,
Obrigado pela mensagem.
Infelizmente nesse caso não sei te dizer exatamente o processo porque não passei por ele, mas aqui no site do IND eles explicam o caso para quem tem partner de outro pais de EU e quer morar na Holanda:
https://ind.nl/en/eu-eea/Pages/Family-member-with-different-nationality.aspx
Espero que ajude,
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá Henrique,
O consulado em SP costuma ser chato com as fotos? Tirei uma em uma loja de fotos, mas fui medir e não está cravado em 3,5 x 4,5. Está levemente maior (3,7 x 4,6) mas todas as outras especificações como o comprimento/ largura do rosto estão dentro do especificado por eles.
CurtirCurtir
Oi Pedro,
Desculep a demora!
Comigo e com as pessoas que falei nao tive problemas de tamanho nao, nem sequer mediram a foto quando entreguei.
Espero que tenha dado tudo certo, se puder compartilhe aqui como foi pra ajudar outros leitores!
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Olá!
Eu acabei de fazer meu exame e suas dicas me ajudaram muito. Mas gostaria de tirar algumas dúvidas se for possível. Eu fiz o exame hoje e vou voltar pra Holanda no dia 21 de junho, faltam menos de três semanas… Me informaram que ao receber o resultado do exame, caso positivo, eu preciso voltar pro Brasil e aguardar mais três meses antes de poder retornar pra Holanda…. Eu não entendi muito bem sobre isso. Será que poderíamos conversar um pouco a respeito? Estou quase surtando aqui. Meu email eh escrevaparajoana@gmail.com por favor, se puder, entre em contato. Um grande abraço. Joana
CurtirCurtir
Oi Joana,
Obrigado pela mensagem, fico feliz em saber que as dicas ajudaram!
Sobre sua dúvida, tambem passei pela mesma situação. O que acontece é o seguinte: quando vc dá entrada no processo do MVV no IND (na verdade, seu parceiro ou parceira que faz isso né) é preciso mandar uma cópia de todas as páginas do seu passaporte, e se vc estiver na Holanda eles poderão ver que vc está aqui e, a rigor, isso não é permitido e pode atrapalhar seu processo. O que eu fiz foi esperar pra vir pra Holanda só depois de já ter dado entrada no MVV, quando ja tinha o resultado da prova e já tinha mandado todas as cópias do meu passaporte. Fiquei esperando o resultado do MVV aqui na Holanda mesmo, mas a rigor isso também não era permitido, mas me orientaram no consulado que eu só não podia entrar pela Holanda, mas que tudo bem se eu fizesse imigração em outro país da Europa, então foi o que eu fiz. Entrei com escala em outro país e não tive problema algum. MAs de toda forma, ainda precisava estar no Brasil pra dar entrada no MVV, então não recomendo que vc venha antes de dar entrada no processo.
Vale ressaltar que não sou especialista nem nada e o meu processo foi em 2019, as coisas podem ter mudado desde então, mas eu no seu caso ligaria ou mandaria email pro consulado de SP pra esclarecer tudo isso.
No meu caso, foi só esperar o resultado da prova e, com ele, dar entrada no MVV no IND e depois disso já pude vir, nao esperei os 3 meses. Dai quando o resultado saiu, eu voltei pro BR, peguei o visto e em seguida voltei pra Holanda.
Espero que ajude,
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Oi Henrique! Tudo bem? Seus posts têm sido muito uteis e eu gostaria de fazer uma pergunta (como sei que você aplicou faz bastante tempo, não sei se vai se lembrar mas hahahaha)
Na hora de aplicar para o visto no DIGI-D online, quando temos que inserir a ‘Declaração de estado civil’ você se recorda quais eu tenho que inserir? (a original, a apostila da original, a traduzida ou a apostila da tradução?) Não ficou tão claro naquela parte, eles dão espaço para dois documentos (PDF) mas eu realmente não sei quais eu deveria inserir la!!! socorro!!!
Espero que veja esta mensagem!!!
Obrigadaaaa
CurtirCurtir
Oi Bruna, tudo bem e vc? Fico feliz em saber que as dicas estao ajudando, tento manter tudo atualizado aqui mesmo que eu tenha comecado o processo ha algum tempo 🙂
Sobre a duvida, se nao me engano a gente subiu todos os documentos: original, apostila, traduzida. Na duvida, eu condensaria os documentos em 2 pdfs., um com original + apostila, outro com traducao. Melhor colocar documento demais do que faltar e atrasar o processo, ne?
Espero que ajude e boa sorte!
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Oiii Henrique, te mandei um textão ali em cima tentando explicar o caos que foi meu dia tentando apostilar a declaração de solteiro e tentando entender o que o Tabelião estava tentando me dizer e FINALMENTE entendi. Eles estavam falando sobre um tal de reconhecimento de selo publico, você teve que fazer antes de apostilar os documentos ou não foi necessário?
CurtirCurtir
Oi Bruna! Que confusao, rs. Nao lembro de nada de selo publico, eu apenas pedi o apostilamento da certidao de nascimento e da escritura de declaracao de solteiro. A traducao nao precisa apostilar!
Espero que ajude, abs
CurtirCurtir
O tabelião me perguntou sobre um tal reconhecimento de sinal publico, se seria necessario fazer ou não, e eu fiquei super confusa porque nunca nem ouvi falar em sinal publico na vida, o trabalho que este documento está me dando não está escritokkkkk. Eu não sabia nem como responder a moça, ela me perguntou “Pra onde você vai precisa fazer o reconhecimento de sinal publico? e eu ????? o que diabos é isso senhor. Mas acredito que para a holanda não seja necessário então
CurtirCurtir
Acho que te disse antes sobre apostilar a traducao, mas se nao me engano nao é preciso nao! Estou vendo aqui meus documentos e so tem apostilamento da certidao de nascimento e da escritura de declaracao de solteiro. Eu traduzi os documentos depois de ter apostilado, entao na traducao consta a apostila enao precisei apostilar mais uma vez. Espero que tenha ficado claro e desculpe a confusao!
CurtirCurtir
Oi Henrique, tudo bem?
Post perfeitooo sobre o visto de partner pra Holanda. Parabéns! Fiquei com uma dúvida:
Eu preciso pegar a escritura de declaração de solteiro e me pediram para primeiro fazer a atualização da certidão de nascimento que vale por 90 dias.
A minha dúvida é: realmente preciso da certidão de nascimento nessa etapa? Porque eu entendi que precisarei apenas quando chegar na Holanda e não antes.
E se tiver que fazer aqui corro o risco de ter que fazer a atualização da certidão de nascimento novamente pq vai que demora mais de 90 dias para ter o visto aprovado 😦
Obrigada!
CurtirCurtir
Olá boa tarde. Após voce chegar na Holanda, foi necessário pagar mais quanto em euros??
Meu amado me disse que vai ser necessário pagar mais 9 ou 10 mil euro para minha mudança. Eu fiquei chocada sem entender de onde saiu essa informação. Vc sabe??
CurtirCurtir
Oi Janaina,
Obrigado pela mensagem.
Depois de me mudar, tive mais dois grandes gastos:
– Participatieverklaring: tem que fazer ate 1 ano da chegada, 150 euros, contei aqui https://naholanda.com/2021/01/28/participatieverklaring-a-aula-obrigatoria-sobre-a-sociedade-holandesa/
– segunda leva de provas do inburgering: ate 3 anos da chegada, 250 euros, contei aqui: https://naholanda.com/2021/08/20/inburgeringsexamen-segunda-prova-holandes-a2/
Alem disso eu tive ainda os gastos normais: seguro saude, aulas de holandes, moradia, comida, etc etc. Nao sei exatamente como seu parceiro calculou os 9-10 mil euros, mas no meu caso esses foram os gastos “burocraticos”.
Espero que ajude!
CurtirCurtir
Olá, Janaina, desculpe me intrometer, mas isso é muito estranho. O governo holandês não exige pagamento algum, dinheiro algum. Quanto mais 10 mil. Ao chegar aqui, por parte do governo, vc só precisa se registrar no seu endereço, isso vc faz na gemeente e é de graça e aí vc vai receber o seu BSN, q é tipo nosso cpf. Com esse BSN vc vai abrir conta em banco, pegar plano de celular, e o mais importante, seu plano de saúde, q é obrigatório. Além disso, precisa fazer a segunda parte do inburgeringsexam e vc tem até 3 anos pra isso. São pagos, assim como foi Brasil. E o participatieverklaring que tem que ser feito até um ano após sua chegada. Só isso. Não tem nada disso de dinheiro extra.
Espero ter ajudado.
CurtirCurtir
Preciso me unir ao coro e agradecer o relato detalhado e esclarecedor 🙂
Sobre a obrigatoriedade de sair do Brasil em até 3 meses: sabe dizer se esse prazo começa a contar a partir da aprovação do MVV ou do dia que o selo é colado ao passaporte?
Por que eu poderia dar um tempo entre a aprovação e a entrega do passaporte no consulado dependendo da data que gostaria de viajar.
CurtirCurtir
Oi Priscila,
Obrigado pela mensagem, fico feliz que os relatos estao ajudando 🙂
Sobre a duvida: eu nao lembrava exatamente entao fui checar no meu MVV: a data esta pra 3 meses de quando entreguei o passaporte no consulado mesmo!
Espero que ajude,
Abs
Henrique
CurtirCurtir
Oi Henrique, parabéns pelo conteúdo do blog! Está muito esclarecedor e prático.
Eu tenho uma dúvida apenas não com relação ao MVV, mas o que vem depois.
A Holanda não permite a dupla cidadania, correto? Uma forma que eu li de permanecer com o passaporte brasileiro e obter o holandês seria apenas se eu tiver União estável registrada com o parceiro ou casar mesmo. Dai poderia aplicar para a cidadania em 3 anos.
Se optar pela naturalização (não casando), seriam 5 anos e teria que abdicar do passaporte brasileiro.
Você saberia essas informações? Infelizmente não encontrei nada nos sites oficiais e a embaixada não soube responder essas perguntas.
Obrigada!
Abraços,
Mayara
CurtirCurtir
Oi Mayara, tudo bem?
Obrigado pela mensagem, fico feliz em saber que as dicas estão ajudando 🙂
Sobre sua pergunta, é isso mesmo, caso seja casada ou com união estável registrada, poderá aplicar para a naturalização em 3 anos. https://ind.nl/en/exceptions-to-the-5-year-term-for-naturalisation-in-the-netherlands
Uma dica é que as vagas na gemeente para agendar o processo de naturalização são super concorridas, eu demorei um tempão pra conseguir agendar. Tem que ficar ligando lá pra tentar até conseguir.
Sobre manter a cidadania brasileira, aqui são duas perspectivas. Sob a visão da Holanda, sim, por relacionamento é um dos únicos casos em que eles permitem adquirir a cidadania holandesa sem abdicar da brasileira. Porém, sob a visão da constituição brasileira, se um cidadão brasileiro adquire outra cidadania que não seja por descendência (ou seja, por familiares imigrantes) teoricamente a cidadania brasileira também é invalidada. O processo não é automático e é definido caso a caso. Você pode ler mais sobre o assunto aqui:
https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/migracoes/nacionalidade/o-que-e-perda-de-nacionalidade/perda-da-nacionalidade-brasileira-de-oficio
https://www.dw.com/pt-br/como-%C3%A9-poss%C3%ADvel-perder-a-nacionalidade-brasileira/a-64636042#:~:text=%C3%89%20poss%C3%ADvel%20perder%20a%20cidadania,se%20d%C3%A1%20de%20forma%20autom%C3%A1tica.
Espero que ajude!
Abs
Henrique
CurtirCurtir